segunda-feira, 9 de abril de 2012

SENTIDOS DO AMOR (Perfect Sense) - Trailer Legendado by inSanos



Um bom filme é, obviamente, aquele que consegue transmitir ao espectador a sua mensagem. Mas não é só isso. É preciso que desperte em nós algum tipo de sentimento: nostalgia, compaixão, temor, euforia, tristeza. Perfect Sense cumpre estes dois requisitos na perfeição. Traduzido para português como Sentidos do Amor, este filme retrata o aparecimento e a propagação de um vírus que rapidamente rouba ao ser humano os seus cinco sentidos: começamos a assistir à privação do olfacto e depois do paladar, da audição e da visão. Já não visualizamos o momento da perda do tacto, porque isso não seria possível. Somos conduzidos ao limite. O sufoco alcança o seu apogeu: a dada altura, já não suportamos a escuridão que vemos no ecrã nem o silêncio que se instala. Somos obrigados a colocar-nos no lugar das personagens, mesmo não querendo.
O que quero aqui ressalvar não é tanto o horror da perda dos cinco sentidos, mas sim a aprendizagem que a história nos oferece. No fundo, o filme de David Mackenzie pretende que agarremos o que resta de bom quando perdemos algo importante, algo sem o qual pensávamos não conseguir viver. Mesmo sem paladar, podem confecionar-se pratos crocantes e barulhentos. Podemos até comer sabonete no banho tal como Eva Green e Ewan McGregor! Mesmo sem visão, podemos sentir, tocar, abraçar o corpo do nosso companheiro. Mesmo sem ouvir o bater do nosso coração, sabemos que ele está lá. Sabemos que podemos amar e amamos.
Adorei, particularmente, o fim desta obra: o reencontro dos dois amantes, as suas imagens desfocadas e, por fim, o negro revestido pelo toque na pele um do outro. Só assistindo se percebe.
A mensagem de Perfect Sense é muito simples: preservar o amor quando tudo o resto se evapora.
Vejam!

Sara Gonçalves