Mostrar mensagens com a etiqueta História. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta História. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"O Discurso do Rei"


«Após a morte do seu pai, o Rei George V (Michael Gambon) de Inglaterra, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII (Guy Pearce) ao trono, Bertie (Colin Firth), que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI. Com o país à beira de uma guerra e a precisar desesperadamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth (Helena Bonham Carter) encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue (Geoffrey Rush). Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável. Com a ajuda da sua família, do seu governo e de Winston Churchill (Timothy Spall), o Rei vai superar a gaguez e tornar-se numa inspiração para o povo. Baseado na história real do Rei George VI, O Discurso do Rei acompanha a luta desesperada do monarca pelo reencontro com a sua própria voz.»

[Fonte: http://www.trailers.com.pt/the-kings-speech/]


É devido à criação de filmes como este, realizado por David Seidler, que eu me considero (com orgulho) uma apaixonada pela arte cinematográfica. Aproveitem a chuva para passar um serão quente e confortável numa sala de cinema (o filme já se encontra em exibição por todo o país) na companhia de um elenco de actores de elevadíssima categoria que dão protagonismo a The King's Speech. É uma forma divertida e, ao mesmo tempo, emocionante, de aprender um pouco sobre o percurso do rei Jorge VI de Inglaterra. Uma história que mostra o quão importante é sermos persistentes e lutadores num mundo que prefere políticos tagarelas e charmosos a reis gagos e honestos.

Aproveito para saudar a fantástica interpretação de Colin Firth. Ontem, ganhou o Bafta. No dia 27 de Fevereiro, merece o Óscar!


Algumas informações adicionais sobre este filme:

Filme nomeado para os Óscares de 2011 nas seguintes categorias:

Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Principal, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária, Melhor Argumento Original, Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Montagem, Melhor Banda-Sonora, Melhor Mistura de Som.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"A Batalha de Berlim" (Canal de História)

Sábado, dia 29 de Agosto, às 16:00h, e Domingo, 30 de Agosto, às 00:00h e às 08:00h - "Grandes Batalhas: A Batalha de Berlim", no Canal de História.



"No dia 16 de Abril de 1945, os soviéticos desencadearam um bombardeamento devastador sobre as tropas alemãs que reforçavam as defesas exteriores de Berlim. Mais de um milhão de soldados do Exército Vermelho uniram-se para passar à força até ao coração da cidade. O tempo tinha-se acabado para o Terceiro Reich de Adolf Hitler. Contudo, os veteranos soldados do Exército Vermelho, curtidos na batalha, enfrentam agora um inimigo que luta com uma ferocidade nascida do desespero. Nas ruas da cidade, as suas formações de tanques transformam-se em presas fáceis dos grupos de homens das SS e rapazes das Juventudes Hitlerianas. E ainda, no centro da defesa encontra-se o próprio Hitler, que se nega a admitir a derrota e exige contra-ataques suicidas. Neste episódio, utilizam-se fotografias de reconhecimento aéreo que foram tiradas durante o decurso da batalha e combinam-se com gráficos criados por computador para criar modelos em 3D da capital cercada de Hitler. Além disso, graças a filmagens de arquivo, reconstruções espectaculares e poderosos testemunhos, tanto de veteranos alemães como russos, neste documentário é narrada a incrível história da sangrenta batalha que pôs fim à Segunda Guerra Mundial."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Carta de Henrique VIII a Ana Bolena

"Para Ana Bolena

Minha amante e minha amiga,
Eu e o meu coração ambos nos rendemos às vossas mãos e suplicamos ser recomendados à vossa vontade, e que pela ausência, a vossa afeição não diminua por nós, pois tal só aumentava a nossa dor, o que seria uma grande pena, uma vez que a ausência é suficiente, e maior do que alguma vez a poderia sentir. Isto traz à minha mente um facto da astronomia, que é, quanto mais afastados estão os pólos do Sol, apesar disso, mais abrasador é o calor. Assim é o nosso amor; a ausência distancia-nos, contudo o fervor aumenta - pelo menos da minha parte. Espero o mesmo de si, assegurando-lhe que no meu caso a angústia da ausência é tão grande que seria intolerável se não fosse a firme esperança que tenho na vossa indissolúvel afeição em relação a mim. Para vos lembrar disso, e por não estar presente diante vós, envio-vos a coisa o mais aproximada possível, quer dizer, o meu retrato, e o conjunto, que já conhece, de pulseiras, desejando-me no seu lugar quando as usar. Pela mão do
Vosso criado e amigo,
H.R."