quinta-feira, 27 de maio de 2010

"As horas"



Três eras, três histórias e três mulheres sem ligação aparente, mas ambas são parte num continuum que é a base para este filme. Três mulheres sem a noção de que apenas uma obra singular e poderosa pode mudar-lhes a vida. O livro é Mrs. Dalloway, a excelente novela de Virginia Wolf. As mulheres são Virginia Wolf, a própria autora, Laura Brown, um mãe e esposa que vive em Los Angeles no final da 2ª Guerra Mundial e que através da leitura de Mrs. Dalloway pode mudar a sua vida para sempre, e finalmente, Clarissa Vaughan, uma versão actual de Mrs. Dalloway, que vive em Nova Iorque e está apaixonada por um poeta brilhante doente de sida.
Do cineasta inglês Stephen Daldry, com as interpretações de Meryl Streep como Clarissa Vaughn, Julianne Moore no papel de Laura Brown e Nicole Kidman no papel de Virginia Woolf.
Um dos melhores filmes que vi até hoje. De uma forma verdadeiramente arrepiante, faz pensar no sentido da nossa própria existência.
Não percam a oportunidade de ver!

1 comentário:

  1. O leit-motiv do livro é a homossexualidade feminina (recalcada, negada, ou assumida como descoberta) e creio que do filme também. Essa foi a tragédia de Virgínia Woolf. Porém, não seria apenas isto (a biografia, o psicologismo) que esgota os múltiplos sentidos de uma livro magnífico (embora, para mim, o melhor seja «As ondas»).

    ResponderEliminar