segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Vida é Breve

Vita Brevis é um livro de Jostein Gaarder, editado em 1996, que trata de um suposto Codex Floriae, que teria sido comprado pelo autor numa feira do livro de Buenos Aires (Argentina). Consiste numa colecção de cartas da mãe do filho de Santo Agostinho, Flória Emília, dirigidas ao ex-amante. Nelas, a mulher revela o seu desagrado por ter sido deixada pelo ascetismo do bispo de Hipona. Mónica, a mãe de Agostinho, também é referida várias vezes ao longo da obra por ter contribuído para a separação dos amantes.

O suposto Codex Floriae não tem a sua autenticidade provada. Pode ser apenas um recurso literário do autor, já que o livro é classificado pelas livrarias e pela própria editora como um "livro de ficção". O autor de O Mundo de Sofia também não é conhecido por ser tradutor de obras em latim. No entanto, a questão permanece em aberto.

O certo é que A Vida é Breve é um texto sensível, embelezado com algumas frases célebres proferidas pelos Antigos. Aconselho vivamente a sua leitura (que é fácil, simples e deliciosa) a todos os que conhecem e amam a história de Santo Agostinho.

Deixarei aqui o prólogo da obra para vos adoçar o bico!


Sara Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário