sábado, 26 de dezembro de 2009

Amigo

"Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!"

Alexandre O'Neill


Nestes últimos meses, tenho descoberto, calma e cuidadosamente, saboreando cada segundo novo, como é bom ter amigos quando se está longe daqueles que sempre se amou. É triste passar um fim-de-semana longe do nosso lar, da nossa cidade, sozinha, numa casa que nunca foi, não é nem será nossa. Um lugar que, antes de pisar, já sabemos ser passageiro. A solidão é boa, mas em quantidades moderadas. Nunca se deve exagerar dela, pois o silêncio que tão bem nos sabe em certos instantes pode trair-nos. Pode mesmo tornar-se no pior dos sabores. Por isso, quando me encontro sozinha a olhar para a chuva que bate na janela do meu quarto como que a querer entrar, alguém me chama e eu vou a correr. O coração enche-se de alegria e toda eu me sinto aquecida com as vozes daquela gente que, sem pedir nada em troca, me faz sorrir o maior dos sorrisos. É o poder de uma amizade recente, jovem, promissora. É uma força que, para alguns, emerge na melhor fase da sua vida e que, para outros, faz regressar a uma juventude que até então tinha estado posta de parte. Só de parte, porque aquilo que é jovem nunca morre. Em conversas intermináveis, fala-se de tudo, de nada, num tudo e nada que só nós percebemos… e amamos. As palavras são portadoras de carinhos. E são os carinhos, os olhares cheios de ternura, a mesma paixão pela Filosofia e os mesmos sonhos que me fazem sentir tão bem na minha nova cidade. Cidade de nome belo, e de gentes e paisagens ainda mais maravilhosas!


A todos os amigos de Braga.


Sara Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário