sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O marcador de livros

A vida passa-nos tanto ao lado que só hoje descobri haver a "semana da amizade" que, por sinal, decorre de 9 a 13 de Novembro. Estava sentada com os meus livros no meio da multidão quando, um menino com os seus oito ou nove anos de idade, aproximou-se da minha mesa e me perguntou, com aquela honestidade típica das crianças, se eu queria um marcador de livros. Eu, sem saber bem o que responder, fiquei a olhar aquele ser que aguardava ansiosamente pela minha resposta. "É a semana da amizade!", disse ele. "Ah! Quero sim, obrigada!". O menino estendeu-me o marcador e saiu a correr. Branco, com uma fita vermelha a colorir, o pequeno (grande) presente dizia o seguinte: "Wherever there is a human being, there is an opportunity for a kindness" ou, antes, "Onde estiver um ser humano, está também uma oportunidade de amizade" (Séneca). E foi ao ler esta frase que tive uma certeza: para onde quer que vá, este marcador de livros irá sempre comigo.

Obrigada aos meninos do Colégio Luso Internacional de Braga por espalharem a amizade e, sem muito provavelmente saberem, a Filosofia pelos cantos desta cidade!

3 comentários: