segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Pequeno-almoço com Sócrates"


«Se organizássemos uma festa, que conselhos nos daria Maquiavel?

E antes de uma noite de sexo, deveríamos consultar Aristófanes?

Ou o infame Georges Bataille?

O que diriam os grandes pensadores sobre os gestos banais do nosso dia-a-dia?

Parafraseando Annie Dillard, o modo como passamos os dias é o modo como passamos a vida. Não deveríamos então prestar mais atenção aos actos rotineiros que fazem o nosso quotidiano?

O filósofo e jornalista Robert Rowland Smith propõe-nos uma viagem guiada pela história da filosofia, ao longo de 24 horas. O autor imagina o que diriam os maiores pensadores de todos os tempos sobre os momentos chave do dia, desde o momento que acordamos (e passamos a existir, como argumentaria Descartes), até à altura em que adormecemos (com Jung por companhia, a explicar-nos o porquê dos sonhos).

Obra de uma rara inteligência, Pequeno-Almoço com Sócrates usa a filosofia, a literatura, a arte e a psicologia para nos revelar o extraordinário significado da rotina. E ao fazê-lo, ilumina o nosso dia a dia, convida-nos a uma divertida reflexão sobre actos só aparentemente banais. Depois deste livro, nunca mais olharemos para uma simples passadeira de ginásio da mesma maneira...»

Fonte: http://www.fnac.pt/Pequeno-Almoco-com-Socrates-Robert-Rowland-Smith/a317155


Não há muito mais a dizer. Aconselho vivamente a leitura de Pequeno-Almoço com Sócrates, porque é um livro inteligente que prova que a Filosofia não tem de ser chata. Aprender deve ser um gosto. Por que não tirar um tempinho livre para ler esta maravilha de R. R. Smith?


Sara Gonçalves.

2 comentários:

  1. Vou seguir o teu conselho e ver se arranjo um tempinho para o ler. Estou agora a acabar de ler o "Mais Platão e menos prozac", mostra outro lado da filosofia, uma filosofia que pode ser muito prática, muito interessante também, mas quando acabar já sei o que ler. bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca li "Mais Platão, menos Prozac", mas o Vasco leu e gostou.
    Boas leituras! Vais gostar muito deste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar